Saturday, January 28, 2012

Novo suporte para soldagem de cabos e componentes!

Quando vocês olharem, vão perguntar...mas que porra é essa? Um pedaço de MDF quadradinho com dois pregadores de madeira? Sim, a sensação visual não é muito boa!
Esta traquitana surgiu no Japão, época que trabalhei em loja de instrumentos musicais, a DR SOUND, pertencente a rede Kurosawa Music Shop. É uma história um pouco longa, mas vamos lá...
Meu gerente, Imaisan, resolveu consertar uns cabos que utilizávamos para testar instrumentos. O referido não era propriamente habilidoso com as mãos e logo essa incumbência passou para quem vos fala.
Bom, terminei em minutos e na semana seguinte, pediram ao Imaisan uma indicação - de alguém que pudesse ser técnico de cordas na loja da matriz, num evento onde estaria presente o guitarrista japonês Rei Ohtani. O gerente me indicou e foi provavelmente meu primeiro trabalho como roadie.
Argumentei na hora que meu japonês não era assim tão fluente e que nunca tinha feito algo similar em termos de trabalho. Imasan apenas disse: eu entendo você perfeitamente falando...muito mais que alguns japoneses que trabalham aqui! E quem "manja" de regulagem e solda cabos rápido, é "roadie de nascença".
Depois dessa, só me restou pegar uma sacola de plástico, encher de ferramentas e ir pra matriz. Era uma demonstração de produtos da Maxon (pedais de efeitos). Não tinha muito que fazer. Não tinha palco, apenas um lugar num canto da loja com um banquinho, duas guitarras (1 Greco preta Les Paul e uma Greco Ikebe Custom azul), um cabeçote Marshall JCM800, uma caixa Soldano verde e um show room com os pedais. Logo que cheguei, me apresentaram a ele. Peguei as guitarras e fui afiná-las e preparar os pedais, playbacks e levei algumas latinhas de chá para deixar perto dele. Loja vazia de gente, atrasaram o horário do evento. Sorte minha, resolvi fazer um checkline para saber se o sinal estava em ordem. Tudo certo, mas um dos cabos estava com mal contato.Peguei um cabo da própria loja e comecei a consertar o do guitarrista. Neste ínterim, começa o evento...a cena é dantesca: eu sentado no chão num cantinho apertado, me matando pra soldar um maldito cabo e prestando atenção no músico. Ou seja, um olho no gato e outro no peixe! Não tinha onde apoiar o ferro de solda, não tinha como segurar o plug do cabo, segurar o soldador e segurar a solda, tudo simultaneamente! Olhei pro lado e tinha uma lata de chá vazia, foi onde enfiei o ferro de solda. Respirei fundo e consegui soldar um dos lados do cabo. Resolvi olhar o lado oposto que funcionava normal, mas estava ruim também! Quando terminei, o guitarrista pede o cabo porque queria ficar de pé. O cabo consertado era bem mais comprido e funcionou até o final! Foram 3 músicas, um pouco de "blá blá blá" e termina o evento. Arrumei as coisas, me despedi de todos e no trem de volta para minha loja - já estava pensando num dispositivo.
Dia seguinte, trouxe um pacote pregadores comprados numa loja de 100 yens e cortei um pedaço de madeira quadrado....assim surgiu esse "SUPORTE DE SOLDAGEM DE CABOS"
Nesta foto, dá pra ter uma ideia do dispositivo! Simples, pequeno e funcional. Fiz apenas uma ferramenta e ficava na minha bancada. Depois fiz um suporte menor com um "jacarezinho" de multímetro preso num arame flexível. Também funcionava bem!
Quando voltei para o Brasil e comecei a trabalhar em shows, voltei a utilizar a versão do primeiro suporte. O das fotos acima, está comigo desde 1999! E toda vez, roadies ou técnicos me perguntam, mas o que é isso? Dei um desses pro roadie Asti do Cradle Of Filth em 2001, quando trabalhei para eles. O próprio Christofer Johnnson da banda Therion me pediu também - quando fui no hotel consertar o headstock da Gibson dele que quebrou no vôo para São Paulo.
Quando dei um curso de técnicos de palco e roadies na extinta Companhia da Música, todos os alunos faziam um suporte similar em aula. E um sem número de amigos, alunos e conhecidos copiaram esse suporte. Importante lembrar que ferramenta para roadie tem que ser pequena, compacta e multifuncional. De tanto que copiaram, resolvi fazer um novo suporte com mais uma função. Peguei um retalho de madeira Tauari (que utilizo para fazer braços na escola de luthieria) e cortei nas seguintes dimensões:
140 mm de comprimento x 92 mm de largura e 17mm de espessura.
 Dei acabamento na lixadeira e arredondei as laterais com uma lixa de massa numeração 220.
Eu prefiro os pregadores de madeira. Os de plástico não são ruins mas quebram com facilidade. E em contato eventual com o calor, derretem. Usei a mini retífica da Dremel e uma furadeira de bancada para fazer as furações.
 Importante fazer as marcações primeiro e furar tudo antes de montar as partes. 
Os pregadores de madeira são desmontáveis, rebaixe a cavidade dos parafusos, parafuse e depois monte novamente os pregadores.
Essa é a inovação nesta nova versão do suporte. Compre uma trena de medida (dessas bem baratas) que possuem o gancho para fixação no cinto da calça. Retire o gancho da trena.
Eu usei um parafuso de 10mm de comprimento e duas arruelas para fixar o gancho no base do dispositivo.
Veja na foto acima, a posição ideal do gancho fixado no suporte.
E aqui (foto acima), o suporte que tenho utilizado normalmente em shows para o ferro de soldar. Um trambolho que já estava me incomodando. Além de grande, é o tipo de coisa que não entra direito dentro da mala - não tem posição, não tem lugar que o deixe bem encaixado. Agora vai ficar em casa!
Aqui, nessas fotos...o ferro de solda apoiado corretamente no novo suporte! E pode crer que aguenta a temperatura e a fixação é segura!
 Uma foto macro para vocês notarem a ponta do ferro apoiada no gancho. 
Um cabo prestes a ser soldado. O parafuso e a borboleta encaixados no furo da base do suporte são para travar o cabo. Utilizo um parafuso maior quando quero fixar a base numa mesa que já tenha uma cavidade para tal.
Espero que gostem! É uma ferramenta simples, mas funciona bem. Com esta nova versão, me livrei do suporte trambolho do ferro de soldar. Abri mais espaço na mala! Este dispositivo é a "Terceira Mão" quando você precisa soldar potenciômetros, jacks e outros componentes de parte elétrica de instrumentos.

5 comments:

  1. PQP como não pensei nisso antes, ótima dica, muito obrigadooo !!!!
    Saude e $uce&&o a todos

    AHHH* PARABÉNS PELO BLOG !!!!!!

    Palazini

    ReplyDelete
  2. Uma terceira mão mesmo. Dá até pra batizá-lo de "Segurakie"!
    Acabei de descobrir seu blog e com essa dica ele já se tornou obrigatório.
    Abço

    ReplyDelete
  3. Parabéns pela idéia, já vou providenciar um igual pra minha bancada. Me diga, o que é aquilo preso ao cabo do ferro de solda com as 3 cintas plásticas? Uma garra tipo jacaré? Grande abraço!!

    ReplyDelete
  4. Cara que ideia da poxa! Vou usar rsrsr

    ReplyDelete