Monday, January 30, 2012

Roadies = Edward Mãos de Tesouras?

Multímetro é um equipamento que mede grandezas elétricas e grandezas eletrônicas, utilizado pela maioria dos técnicos do ramo. Pois é, antes que me perguntem...eletricidade e eletrônica são basicamente a mesma coisa, o que as difere: são as grandezas (as medidas). 
Voltando ao assunto...o multímetro é também um aparelho importante para o luthier e imprescindível para técnicos de palco e roadies!
Eu tenho um multímetro mais sofisticado para minha bancada e levo dois multímetros compactos para trabalhos de campo (palcos e eventos). Todos são digitais alimentados por bateria de 9 volts. 
Para quem não sabe, o multímetro agrega dois condutores que possuem nas extremidades ponteiras de metal que são utilizadas para medição. Minha dica é com relação a elas! Substitua uma das ponteiras por um  "jacarezinho" - que é nada mais que um pregador de metal. 
Na bancada do luthier, não é necessário porque eventualmente temos que encontrar um "curto" ou checar a cadeia de sinal num circuito. Neste caso, as ponteiras são mais eficientes. Mas na estrada trabalhando como técnico - segurar as duas ponteiras, e às vezes, segurar também a peça, cabo ou componente é um malabarismo exacerbado!
Na foto abaixo, os multímetros: o amarelo mantido com ponteiras originais e o preto com uma das ponteiras substituidas pelo jacarezinho.
Utilizando o suporte para soldar a malha do condutor ao jacarezinho.
Soldagem feita!
Para medir componentes, o suporte também ajuda...mas com o jacarezinho fixado em um dos terminais facilita bem mais! Na foto abaixo, medição de um potenciômetro de 500 Kohms.
Na foto abaixo, fixei o jacarezinho em outro jacaré maior para checar o cabo P-10! Uma das mãos segurando o cabo com a ponteira e a outra dando "click" na câmera"!!!

Outra foto da dupla: o jacaré e o jacarezinho!
É uma dica simples que diminui os "malabares"...principalmente porque muita gente acha que roadie é como Edward Mãos de Tesouras!

No comments:

Post a Comment