Sunday, March 4, 2012

Base para micro retífica! Versão HH!

Blz?
Desta vez vou ensinar a galera a fazer uma base para a micro retífica Dremel e similares. É um dispositivo muito utilizado para fazer incrustrações na escala. Ou seja, muito útil para luthiers! Não se trata de uma ferramenta para ser levada na estrada, não é um dispositivo para roadies, mas vale a dica também para os técnicos de guitarra.
Eu comprei uma base da própria Dremel tempos atrás e acabei emprestando a para um amigo luthier que simplesmente destruiu o suporte de tanto que usou (aliás, mal e porcamente...)!!!
Não sou o primeiro a fazer um suporte de Dremel, mas a minha versão é um pouco diferente das versões que tive a oportunidade de ver por ai...então...vai a dica!
Pela quantidade de material na foto abaixo...pode parecer complicado, mas fazer essa ferramenta é muito simples...não desanimem...nem por causa do calor!
Material: 2 placas de MDF de 6 ou 7 mm de espessura. As placas devem ter a seguinte medida: 100 x 80 mm e 120 x 40 mm. Separe também: 1 conexão de PVC com rosca interna (denominada de luva) de 1/2 polegada, 2 parafusos de cama de 1/4 com comprimento de 103 mm. Mais: 6 porcas de 1/4, 4 ou 2 borboletas de 1/4 e 2 arruelas que acomodem parafusos de 1/4. Prepare também pedaços de acrílico com as mesmas dimensões das placas de MDF, 2 pés de plástico pequenas (da foto são as marrons e respectivos parafusos de fixação), uma luminária articulável portátil e um estojo para lentes de contato!
Os parafusos são compridos e estes exemplares da foto...são comercializados como parafusos de cama. São vendido aos pares em módica quantia (algo de 3 a 4 reais)! Não esqueça das porcas de 1/4 e as 2 ou 4 borboletas...No final, decidimos juntos!
Bom, essa foto seguinte??? Trata se de um estojo para lentes de contato. E qual a serventia desse estojo para essa ferramenta? Pois é...aguardem que vocês saberão em breve!
Aqui embaixo, os dois pedaços de MDF com o desenho da ferramenta! O MDF de cima é justamente o dispositivo da parte superior. E o MDF de baixo é obviamente referente a parte inferior.
Primeira providência: furar as placas de MDF antes de cortar! Na base inferior utilizei uma broca de 1/4 (o mesmo diâmetro dos parafusos de cama). Dei uma "sambadinha" com a broca e isso ajudará o parafuso a entrar com mais facilidade. Na base inferior, os parafusos devem entrar não muito justos, nem muito folgados!
O furo na base superior, utilizei uma broca de 7 mm. Ou seja, na parte de cima da ferramenta, é desejável que os parafusos tenham um pouco mais de folga - pelo fato da base superior ser móvel.
Na foto seguinte, usei uma broca chata para madeira de 1 polegada. Por causa desse tipo de broca e furação....não esqueçam: só cortem as peças em pedaços menores depois de furar tudo. E coloquem uma madeira na parte de baixo das peças no momento da furação.E usem velocidade intermediária.
 O furo sendo  feito com a broca chata no centro da base superior do dispositivo. "Muita hora nessa calma"
Aqui as peças devidamente furadas e prontas para o corte na serra. Pois é...já tem muita gente falando: mas esse Henry Ho tem furadeira de bancada, lixadeira de fita e serra de fita a disposição dele...
Eu sei, eu sei....mas nada do que você viu anteriormente e "posteriormente" ...que não possa ser feito com serras manuais, furadeira manual, lixas e um toco reto de madeira! Só vai demorar mais!
O corte das peças...sempre cortando por fora com certa margem de folga. Depois acertamos as laterais com uma lixadeira de bancada e aproveitamos para caprichar " a mão" no acabamento final.
 A base inferior sendo cortada e depois o acabamento é feito na lixadeira de fita.
Aqui embaixo, dois exemplos de conexões em PVC, mais conhecidas como "luvas". Ambas com rosca interna de 1/2 polegada! Utilizei a peça da direita: a azul com rosca de latão. Em breve, mostrarei uma outra adaptação para Dremel com a luva marrom!
Terminado o corte e o acabamento das peças em MDF, deixe essas partes "descansando"...e vamos a conexão de PVC. Com um paquímetro, verifique a profundidade da rosca de latão e defina a espessura do corte em 9 mm aproximadamente.
Eu cortei na máquina de serra. Mas vocês podem usar uma morça para fixar a luva e cortá-la com uma serra de fita manual. Fácil..fácil...fácil...depois faça um acabamento melhor, tirando as rebarbas nas extremidades com uma lixa fina.
Aqui embaixo a peça de PVC cortada e a cavidade da base superior que vai acomodar esse pedaço de luva. Para chegar nessa medida de diâmetro ( a mesma da abertura da base superior)....gastei alguns minutos na lixadeira de bancada. Outra opção: fixe sua micro-retífica equipada com uma lixa de rolinho numa morça e a utilize como se fosse um esmeril.
Nesta foto seguinte, a peça de PVC inserida na cavidade da base superior. Bastaram 2 ou 3 marteladas bem delicadas para a fixação da peça no interior da abertura. Demorei apenas 5 minutos na lixadeira para moldar o formato redondo e conseguir inserir a rosca da luva na cavidade em questão!
Aqui, as peças e a cola que usei para fixar a luva de PVC dentro da cavidade da base superior. Usei  adesivo do tipo epóxi da marca Araldite Hobby  (10 minutos de cura).
Fixamos os parafusos de cama na morça. E com ajuda de uma serra de fita manual, cortamos a peça na parte lisa próxima da rosca, na direção oposta da cabeça do parafuso.
Mais precisamente nesta foto....a localização exata do corte. Depois faça o acabamento do parafuso num moto esmeril ou lixadeira.
 Aqui os parafusos cortados e prontos para utilização no suporte!
Agora sim...parafuso cortado e acabado....essa é a disposição das porcas, arruelas e borboletas, que serão agregados no final, na montagem do dispositivo.
Colei uma placa de acrílico na parte inferior da base de baixo. Note que os furos que abrigam os parafusos estão rebaixados (broca chata de madeira de 11/16). Desta forma, as porcas não interferem no apoio da base inferior em outra superfície. Já a placa de acrílico...o ideal é colar antes dos cortes e dos furos...pois é...eu só tive a ideia de colar as placas BEM depois que as furei. Mas isso não atrapalhou em nada...
A montagem dos parafusos na base segue o seguinte padrão: Coloque primeiro o parafuso nas duas aberturas e as quatro porcas: duas na parte de baixo (do acrílico) e duas na parte de cima da base. Coloque a arruela de pressão na parte superior, entre a porca e a base inferior.
Veja a montagem nas fotos abaixo:
 Aqui na foto seguinte, a base inferior montada e a base superior a espera!
 Colocamos a base superior "passando" os parafusos nos respectivos furos.
 Na parte superior, a base é controlada pelas duas borboletas e duas porcas inferiores. É o ajuste de altura do sistema. As arruelas chatas, coloque entre a base e as borboletas, vide foto!
 
 E na foto abaixo, a micro retífica Dremel montada no suporte! Basta rosquear a máquina e pronto!
E na foto seguinte, a Dremel com uma pequena fresa - pronta para fazer incrustrações! Esta fresa é específica para tal. Compro modelos com a ponta diamantada em lojas de artigos odontológicos - o preço é mais em conta e a qualidade é muito razoável!
 Foto abaixo: visão macro da fresa no mandril da micro retífica!
Lembram daquele estojinho para lentes de contato? Pois é, cortei na metade e parafusei "meio estojo" na base inferior - onde guardo as fresas que utilizo para fazer as incrustrações.
E lembram de dois pés de plástico marrom que estavam na lista de materiais? Pois então....parafusei os na base inferior e servem como apoio para os dedos.
E ficou faltando a "LUZ", a iluminação necessária para facilitar a visualização durante a operação do dispositivo. E para isso, escolhi um suporte que comprei por 8 reais numa loja de artigos Xing Ling!
 E na foto abaixo, a luminária auxiliando a visão no momento da operação! O legal é escolher uma luminária com a haste móvel - assim, é possível direcionar o foco de luz para a região mais adequada!
Aqui, o poderio da luminária acoplada ao dispositivo! Fácil de instalar e a fixação é simples e eficiente!
E finalmente, a foto do dispositivo pronto e preparado para encarar qualquer tipo de incrustração ou atividade similar!
E para finalizar, o suporte sendo utilizado para fazer a cavidade específica para o inlay na escala do instrumento. Este suporte funciona bem tanto com a escala reta, escala curvada, escala sem trastes ou com trastes.
Em termos de custo, vale a pena! Um similar da própria Dremel ou de outra marca custam em média 100 a 150 reais. Este custou perto de 30 reais. Uma bagatela e tanto!
E tem frete + imposto! 
Espero que tenham gostado. Não pensem que o suporte é complicado de fazer....muito pelo contrário, é simples e fácil de montar! 
Grande abrax!

28 comments:

  1. Este era o post que eu aguardava! Certa vez na B&H eu vi uma dessas bases que você fez e fiquei muito curioso.
    Obrigado Henry!

    Fabricio Nunes.

    ReplyDelete
  2. Poutz Henry, vc definitivamente é o cara!!! Da gosto de ver as coisas que voce faz, issonos inspira cada vez mais!! Sem puxar o saco , é claro que nao sou disso! Gosto de valorizar quando vejo algo de bom!!! Abraço!!

    ReplyDelete
  3. valews Fabricio, Maurizio...qdo quiserem podem fazer as suas ferramentas na escola, só me ligar que a gente marca um dia ok? abrax!

    ReplyDelete
  4. MTO MASSA....PRATICIDADE AE HEIN.... MTO BOM

    ReplyDelete
  5. Excelente dica. Eu tenho a base da Dremel. Usei só uma vez mas não senti muita firmeza. Vou tentar fazer uma dessas que você fez. Abraços, Fabiano

    ReplyDelete
  6. Fala Henry, obrigado por dividir com a gente seus conhecimentos e vivências.
    Virei fã do seu blog. Aguardamos mais e mais e mais, rsrs.
    Abração

    ReplyDelete
  7. valews Ricardo, eu que agradeço por prestigiar as coisas aqui! valews!

    ReplyDelete
  8. Valeu meu amigo Demetrius era o que eu estava precisando...

    Brigadão...

    ReplyDelete
  9. bacana, henry muito boa iniciativa de passar essa possibilidade
    de fazer as proprias ferramentas abraço.

    ReplyDelete
  10. OLá Henry, mutio legal sua base. Vou correndo tentar montar uma delas e com isso me preparar para entrar nesse mundo interesante a luthieria... Parabéns. Jokpyles

    ReplyDelete
  11. Ola Henry sou Carlos de Cravinhos cidade do interior de Sao Paulo,rapaz eu adorei esse trabalho seu pois sou marceneiro e artesao tenho uma micro retifica dremmel e sofro muito com isso agora sim resolvi meu problema,se puder me passar algumas dicas meu e-mail mazarimemamud@gmail.com se eu for atendido agradeço desde ja abraços e muito obrigado.

    ReplyDelete
  12. merci de partager je vais en faire un ce matin

    ReplyDelete
  13. E na foto abaixo, a micro retífica Dremel montada no suporte! ... dremelmicro.blogspot.com

    ReplyDelete
  14. boa noite gostaria de fazer um suporte desse poderia me passar as medidas dos cortes ou se tiver passar o gabarito para o corte?? fernandopboccato@hotmail.com como colou o acrilicoagradeço desde ja. Fernando Boccato

    ReplyDelete
  15. Muito bom, amigo. Isto é coisa de gente grande. Parabéns.

    ReplyDelete
  16. Foi ótima a sua idea interessante e muito bem vinda em se tratando de economizar uma graninha sempre são bem vinda ideas como essas parabéns amigo foi ótima a sua colaboração OBRIGADO. chilemem@gmail,com 👍

    ReplyDelete
  17. boa tarde gostaria de fazer um suporte para minha dremel vc poderia me passar as medidas dos cortes. Desde já muito obrigado. Mateus mlourencao@gmail.com

    ReplyDelete
  18. A luva de 1/2" não deu certo pois o diâmetro interno da luva tem 20mm e o diâmetro exteno da rosca da dremel tem 19mm.

    ReplyDelete
    Replies
    1. Também não deu certo a luva de 1/2" para mim.

      Delete
  19. Parabéns! Excelente trabalho e uma ótima explanação, muito didática.

    ReplyDelete
  20. Amigo, Excelente, muito útil. Parabéns.

    ReplyDelete
  21. Boa noite , excelente trabalho parabéns!vc pode me enviar o gabarito. Obrigado.

    ReplyDelete
  22. BOM DE MAIS, MAS ME FALA SERVE PARA QUALQUER UMA MINI RETIFICA ??

    ReplyDelete
  23. Excelente proyecto muchas gracias

    ReplyDelete
  24. Bom material, vc tem algum com as medidas que voce possa enviar.
    Fico muito agradecido desde já. hugobevi@hotmail.com
    Hugo

    ReplyDelete
  25. Quero dizer um desenho com as medidas
    Hugo
    hugobevi@hotmail.com

    ReplyDelete