Monday, April 30, 2012

Geringonça High Tech!

E aê galera! Espero que estejam bem! Bom...outro dia, um amigo músico comentou: "Henry, curti seu apoiador de braço cheio de mega traquitanas, mas achei ele... baixo (de altura) para violões e guitarras acústicas. Será que tem jeito de fazer  o apoiador mais alto? Eu disse que bastaria utilizar um toco de madeira mais alto - na verdade, aquele que ensinei numa postagem anterior, era para roadies e técnicos de palco!
E resolvi fazer outro, para ser utilizado em violões e guitarras mais "gordas". Pode ser uma ferramenta caseira, para oficina e também para a estrada. Mas acho que fica melhor numa oficina ou em casa.
De certa forma, eu mesmo prefiro um apoiador mais alto.
Aqui na foto abaixo, uma prévia de como ficou! Pois é...parece um filhote de "transformers"...ou na linguagem luthierística: geringonça high tech!
Vamos ao passo-a-passo bem resumido, porque fica muito enfadonho de ler....mas escolhi um pedaço de mogno perdido e abandonado. 
 Cortei um pedaço na serra de fita depois desempenei as faces na desempenadeira e dei acabamento suave na lixadeira de fita.
 Eu tinha um pedaço de jacarandá imperial oriundo de um móvel antigo que também estava abandonado - era um pedaço insignificante e utilizava o referido para enxertos. Pois é, a intenção é sempre "ressuscitar" esses pedaços abandonados e trazê-los de volta para uma finalidade útil!
Depois das marcações feitas com lápis, mandei bala com a furadeira de bancada.
 Fiz furos na parte inferior do toco para colocação de pés de borracha. Ou seja, os pés ficam rebaixados até a metade na cavidade.
Na foto seguinte, os quatro rebaixos para os pés de borracha
E como ficou depois de pronto!
 Lembram das braçadeiras para pastas (canaletas de plástico) que utilizei anteriormente como suporte de palhetas? Pois é, coloquei duas no bloco de madeira - na frente e na parte traseira.
 Na foto abaixo, comprei um pé ajustável para mesa ou móvel. Você encontra fácil em casa de material de construção ou de utilidades.
Parafusei a peça na base do apoiador. Esse pé de mesa será o suporte para a base superior do apoiador. E terá um ajuste de altura.
 Olha na foto abaixo, a peça parafusada na base de madeira.
 Na foto seguinte: fiz o suporte do braço em um pedaço de mogno abandonado e fiz as cavidades de inserção dos parafusos.
 Aqui na foto abaixo, o parafuso na parte de baixo que está travado pelo aperto de uma borboleta devidamente adaptada.
 E na foto seguinte, a parte de cima com a cabeça em formato de porca que está rebaixada na base de madeira. 
 Esta peça abaixo é o mesmo sistema que utilizei no apoiador para roadie de postagem anterior.
 Olha a peça montada e pronta para ser parafusada no pé de mesa e receber a luminária. Aliás, a luminária tem o ajuste de altura, por conta, do sistema que vocês poderão notar nas fotos subsequentes...
 Na foto abaixo, detalhe da mola inserida no parafuso para deixar o ajuste de altura mais preciso e manter a base da peça mais firme.
 E na foto seguinte: o sistema todo montado no suporte com a luminária posicionada no topo.
 Lembram dos furos na base de madeira? Pois então...são destinados para "estacionar" os pinos dos encordoamentos dos violões dreadnought! Assim, evita de perdê-los na bancada!
 Pois é, esses dois furos eu fiz pensando numa coisa e não rolou...porque decidi colocar dois acessórios na base de madeira. Como estava com preguiça de tampar os furos...resolvi improvisar!!!!
 Como se trata de um suporte apoiador que é destinado também para violões, decidi colocar um diapasão. A improvisação contou com as seguintes peças: um parafuso pequeno, uma arruela e uma capa de plugue de áudio.
 Passei o parafuso pela capa do plugue e fixei a peça de pé. A arruela é apenas para dar firmeza ao conjunto. E inseri o diapasão de pé, dentro da capa do plugue.
 Aqui, na foto abaixo, como ficou o diapasão nessa improvisação! Na verdade, o furo era para abrigar o diapasão diretamente na madeira. Desta forma, imaginei que o volume da vibração (após golpeá-lo) seria alto. Mas fiz o teste e não notei nenhuma alteração considerável. Porém, desta forma, o diapasão soou com mais sustentação. 
 Na foto seguinte, um hashi (sim, palitinho!) ...hahahahahaha....uma leve referência oriental nessa geringônça! O hashi serve apenas para golpear o diapasão, para fazê-lo soar!
 E aqui, a verdadeira serventia da canaleta na parte traseira da geringonça: abrigar o hashi!
 E aqui....o afinador que resolvi acoplar no sistema. Além do diapasão, um afinador simples e útil para violões e instrumentos similares.
 As peças laranja(s) com um parafuso agregado foi improvisada de partes de um grampo de plástico que quebrou. Era de tamanho maior e resolvi guardar as peças...vale a dica: um dia serve para alguma coisa....NUNCA jogue nada fora!
 Apenas parafusei a peça na cavidade, que no início serviria para abrigar um enrolador de cordas. Mas desisti do intento...e a utilizei como suporte do afinador. E ficou assim, veja na foto abaixo:
 Na foto seguinte, acoplei um capotraste na base do pé de mesa que serve de suporte a parte superior do apoiador. Como se trata de um apoiador que será muito utilizado em violões, resolvi deixar o capotraste nas imediações. Aliás, a referida é bastante útil quando você precisa retirar as cordas dos pinos e fazer algum tipo de reparo ou manutenção rápida (sem que seja necessário a retirada do encordoamento das tarraxas). Em shows, esse expediente me faz ganhar tempo e facilita sempre o meu trabalho!
 Sim, sim, sim, eu sei...se o capotraste não travar na base desse pé de mesa....é feio e incômodo! Para tal, resolvi utilizar esse tal de "tapa furo" de PVC.
 Aqui na foto abaixo, o "tapa furo" travando o capostrate no pé de mesa. Para destravar, basta empurrar a peça de PVC para cima. Fácil e rápido! Pois é...esse tapa furo, eu comprei por engano e sabia que um dia serviria para algo...e olha que visualmente...ficou até dahora!!!!!
 Aqui em baixo, uma foto do tipo " visão geral" dessa "geringonça"...com todos os acessórios acoplados. Que tals?
Ahhhh, e a canaleta na parte frontal...serviu para colocar as palhetas! hahahahahahahahaha!
 Por ironia do destino...estou sem nenhum violão em casa para utilizar nesse novo suporte. E na escola de luthieria, o violão é tão feio que acabei optando pela minha Les Paul na foto. Mas tenho certeza que vocês entenderam o "espirito da coisa"! 
 A luminária acesa com boa visualização e olha que...curti esse suporte até com instrumentos sólidos convencionais. Estou utilizando em casa e fiz outro de presente para meu amigo que...de certa forma...foi quem teve a idéia de melhorar o anterior.
Imagino que vocês estavam esperando mais postagens de ferramentas novas, gambiarras (no bom sentido) e improvisações! Desculpem pela demora....idéias não faltam, o que falta é tempo...
E a temporada de shows vai começar! Sim...agora as ferramentas estarão sendo testadas e sempre que tiver um "update" eu aviso! E mando notícias dos shows!
Valews galera!

6 comments:

  1. Como sempre muito legal essa traquitana!!!Parabens Henry!!! Abraço!

    ReplyDelete
  2. Mais uma vez, genial!
    Abraços,

    Marcus

    ReplyDelete
  3. Valews Maurizio e Marcus, grande abrax a vcs!!!

    ReplyDelete
  4. "esses homens loucos e suas máquinas maravilhosas"
    Obrigado Henry, abração.

    ReplyDelete
  5. Cara, Professor Pardal e o McGyver perde prá vc. Obrigado pelas dicas valiosas. Estou ""estudando "" suas dicas uma por uma e vendo o que posso adaptar a minha oficina. Obrigado!!!
    Ramon Luthier
    São João del Rei MG

    ReplyDelete