Monday, May 6, 2013

Nem tudo é festa, mas quem pode...pode!

Quase nunca trabalho para artistas e bandas brasileiras...a proporção é muito desigual...777% são artistas estrangeiros e 7,77% são nacionais. Mas não é nada discriminatório...apenas uma constatação.
Neste "finde" trabalhei num evento múltiplo numa nova casa de espetáculos, o Grand Metropole:


E era uma festa com DJ´s e a banda Tribute da Amy Winehouse: Lica Tito & Mr Jones Band.
Bom...trabalhar em festa tem um duplo sentido. Imagine: sábado de noite, open bar, mulheres com mini saia no umbigo e numa proporção de 3x1, som ao vivo, som mecânico e....bom...pra que mais????
Mas você está trabalhando...ou seja:
- noite de sábado = fail se vc está trabalhando...
- open bar = fail...profissionais não bebem em trabalho.
- mulheres na festa = fail...(nem precisa dizer).
- mulheres na festa + mini saia = fail...(olhar não mata, mas só com globo ocular e pescoço em movimento).
- proporção 3 x 1 = técnico de palco não contabiliza proporção nenhuma...então...fail
E o som depende de nós...único ítem que não pode ser fail!
Montei o backline em menos de meia hora na completa escuridão. Era justamente o horário de teste dos geradores. Desliga a força total da casa e conecta os geradores. Liga os geradores sem a força da rede, mede a potência e checa a autonomia...foi bem nessa hora. E perdi minha lanterna de testa...tive que fazer um boquete na lanterna de mão e mandar bala na correria. E tudo porque o backline atrasou duas horas...Então tive que ser indiretamente proporcional ao atraso - montar tudo em banda larga 7G!
O trampo com a banda foi tranquilo. Todos muito legais, excelentes músicos e pessoas legais.
Quanto aos Dj´s...eram bons profissionais, artistas competentes, etc..etc...
Fotos da festa:
Soundcheck
 15 minutos de montagem...segundo a galera...
 visão do palco da 
pista
 backline...só dar play...tudo certinho pro show
showtime
 dancarinas...
 visão geral da festa
Bom, o intuito desta postagem não é simplesmente falar de festa, falar de mini saia e nem ser irônico com proporcionalidades. Hoje fui muito criticado tipo: ahhh Henry Ho você é o cara do metal, mas trampa com sertanejo, gospel, MPB e agora festinha de DJs??? Você só quer saber de grana.
Eu não sou aquele que atira para todos os lados e nem preciso disso. Eu acharia sensacional trabalhar apenas com artistas e bandas de estilos que eu curto como: rock, metal, jazz, blues, etc...Mas não é assim que se faz...
A gente só aprende mais quando vivencia situações diversas. Quando nos permitimos sair da zona de conforto. Eu faço coisas diferentes (gosto disso) e aprendo cada vez mais. Não discrimino nada no meu trabalho como técnico de palco e isso não significa: "atirar para todos os lados".
Como luthier tenho "status" para trabalhar apenas com Gibson, Fender/USA, ESP, PRS, etc...mas é notório que as marcas mais econômicas nos proporcionam um aprendizado e prática intensa em termos de manutenção e reparos.
Sim...já tive minha época de fazer milagres em instrumentos "Ling Xing" e mantenho a prática sem discriminar o "status" do instrumento. E nem me importa o estilo do músico quando ele traz um instrumento para meu estúdio/oficina.
Imagine um luthier dizendo: " quer que eu regule sua guitarra, mas qual estilo você toca? Ahhhh sertanejo? Então eu não regulo...procure outro luthier".
Imagine um mecânico dizendo: "quer que eu troque os discos e as pastilhas do seu carro? E você curte automobilismo? Não? Prefere tênis de mesa? Então procure outro mecânico".
Outro exemplo: sou guitar tech e não aceitarei trabalhar nesse evento porque não quero montar a bateria e os teclados.
Não estamos nem na metade do ano e já trabalhei para quase 30 artistas variados. Contando o mês de maio, a projeção será de 1,5 show(s) por semana. É uma média razoável até para quem faz tour regularmente. Mas é uma média alta para quem tem um trabalho fixo e outras atividades paralelas.
Considerando o fato que eu seja um franco atirador. Minhas contas estão bem pagas e o investimento em ferramentas vai muito bem obrigado!  Se num futuro breve, quiserem um curso de técnico de palco...estarei apto para cobrir muitos territórios, estilos e cotidianos diversos.
Quanto ao comentário infeliz...só posso dizer algo proporcional em tom irônico: você perdeu o melhor da festa!

NEXT GIG: UFO BRAZIL tour 2013 - São Paulo - Carioca Club - 11/05/2013

No comments:

Post a Comment