Thursday, July 18, 2013

Big Noize Brazil tour 2013

Trabalhei recentemente como guitar tech para Dio Disciples e agora, O Big Noize! Ambas podem ser consideradas como banda tribute ou banda cover...whatever!
O Big Noize é formado pelo vocalista Sebastian Bach (Skid Row), o guitarrista George Lynch (Dokken, Lynch Mob), o baixista Phil Soussan (Ozzy Osbourne, Vince Neil) e o baterista Vinni Appice (Black Sabbath, Dio, Heaven and Hell). E logicamente, tocaram clássicos das bandas as quais, os protagonistas fizeram parte.
Desta feita fui incumbido de ser o guitar tech do Mr Scary (literalmente), George Lynch! Sabedor de alguns atributos do guitarrista, no quesito HUMOR...já fui preparado!
Cheguei no local (HSBC hall) de manhã e o backline já estava lá. E encontrei o Léo Soares (drumtech wizard do Vinnie Appice) e o OVERALL tech Átila Gomes.
Montamos o layout de palco...e com a certeza que seria modificado...Posicionei minha "casa" do lado esquerdo do palco, mas resolvi mudar para a parte de trás do backline do Lynch. Desta forma, seria mais fácil de manejar as trocas de instrumentos. E já comecei a regular o violão Taylor.
O básico: aperto no tensor, aperto dos parafusos de correia, checada no estado das cordas (razoável) e checkline!
O backline: 2 heads Marshall JCM900 e 2 cabs Mesa Boogie 4 x 12. Sei lá...já tinha visto uns vídeos do Chile e Peru e já cantei a bola: ele vai pedir um Fender combo para sons limpos com efeitos e deverá trazer um cabeçote Wizard! Na foto abaixo, o set up inicial.
E foi isso mesmo...ele pediu um combo Fender Twin com foot e pediu uma caixa Marshall 1960 - 4 x 12 ( que era de um convidado da banda Dr Sin - que faria a abertura do show).
Infelizmente, nem me lembrei de tirar a foto do set up definitivo....tava tão na correria que passou batido! Na foto abaixo: 2 x heads Ampeg SVT3 e uma caixa 8 x 10.
Na foto abaixo a bateria do Vinnie sendo ajustada pelo Léo:
Na sequencia, as fotos do meu Guitar Boat com o arsenal do Lynch.
Mais fotos
 no Guitar Boat: a legendária ESP Tiger, a primeira, com o braço trocado. A Gibson Les Paul Classic 1960 e a ESP Telecaster.
A guitarra principal do show foi a Tiger , depois a Les Paul ( que foi tocada em 3 músicas) e a Tele verde era o backup dele. Minha missão, manter todas afinadas e reguladas para qualquer eventualidade. Inclusive o violão Taylor, que ele usou em "Alone Again".
Fizemos um "set list" das trocas de guitarras, mas ele mudou tudo...ou seja, como mantive tudo afinado...deu tudo certo.
Na foto abaixo, a legendária ESP Tiger.
Ele me pediu para mudar a afinação umas 3 ou 4 vezes..na última errei e deixei a afinação incorreta. Pensei que ele utilizaria a Tiger apenas na parte solo, sozinho - ele mesmo me disse que utilizaria apenas a LP no show todo. A bronca foi merecida, mas fiz o ajuste em tempo recorde. Ele testou e depois me agradeceu por tê-la regulado do jeito que ele queria.
A princípio, disse que muitos que viriam no show gostariam de vê-lo com a Tiger. É a marca registrada dele. Mas Lynch deu de ombros sobre isso.
Ele me disse que a guitarra estava ruim, mal ajustada e que tocaria mais com a Les Paul. Mexi bastante na Tiger e conseguir estabilizá-la (foi tenso pq fui interrompido diversas vezes e Floyd Rose é demorada), mas dei conta.
No final, ele pegou na Tiger e provavelmente decidiu usá-la em quase 777% do show!
Isso foi muito bom. Para mim, foi um privilégio regular e trazer de volta essa guitarra que percorreu o mundo diversas vezes e tocou todos os clássicos do Dokken e Lynch Mob. O Edu Ardanuy também veio dar uma olhada nela...e realmente foi algo bem surreal tê-la nas minhas mãos!
Trabalhar para o Lynch foi tenso no início, mas aos poucos, comecei a entender ou me conformar com o jeito dele. Os efeitos (poutzzzz, esqueci de tirar as fotos da pedaleira)....só tenho essa foto que o Givaldo me mandou:
O delay, chorus e o phaser, são enviados para o amp Fender...já o Booster e distorção são mandados para o cabeçote Wizard. Ele usa um sistema DRY e outro WET (efeitos). Na verdade, os efeitos são limpos. No contexto geral, é um timbre maiúsculo!
Lógico que antes do show...teve um piti...mas resolvi em 7 segundos.
na foto abaixo, Dr Sin fazendo a abertura do Big Noize - e os caras mandaram superbem...sou fã dos caras!
nas fotos seguintes, o Big Noize:






Tecnicamente, o show foi muito bom. Não tivemos problemas sérios, apenas o corriqueiro. Léo teve que colocar as letras das músicas (uma por uma) para o Sebastian e ainda cuidar da bateria do Vinnie. Não tive trabalho nenhum com o Phil, minha concentração estava totalmente voltada ao Lynch e deu tudo certo. Trocas de guitarras, afinações, entrada com o violão, acionamento de chaves e retirada de cabos...tudo certinho!
No final, dei uma toalha e uma cerva para o Mr Scary e ele me falou: " good job"....e depois no camarim, me fez prometer que irei trabalhar novamente com ele.
Aproveitei a ocasião para presenteá lo com um captador HH777 Hellbucker (que ele achou parecidíssimo com o Screamin Demom!!!!), mas ele curtiu! Prometeu mandar um release do teste que faria com o Hellbucker...vamos ver!
Foi uma honra imensa trabalhar com a Kiss FM, a equipe (Léo & Átila & Som e Luz) , HSBC, Vinnie, Sebastian, Phil e principalmente George Lynch!
set list da apresentação:
Vídeo do Léo sendo "bullynado" pelo Sebastian:

Vídeo I Don´t Know....comigo lá no fundão...

No comments:

Post a Comment