Wednesday, July 17, 2013

Pedaleiras Handmade!

Já faz algum tempo que pretendia renovar minhas pedaleiras. E queria um BOARD vazado para acomodar a fiação na parte de baixo da prancha - desta forma, a organização seria melhor e o visual menos poluído! Conversei com alguns fabricantes e amigos, mas a maioria estava (ou estão) com muitas encomendas (bom para eles!). Esperar até setembro, outubro ou novembro? Definitivamente não! 
Fiz um gabarito em MDF e juntamente com a tupia..."mandei bala" numa prancha antiga que tinha uma camada de acrílico no topo. A idéia era colocar os velcros em determinadas partes - por isso, o visual inicial destaca bastante a placa de acrílico amarela perolada. Mas mudei de idéia.
Na foto abaixo, o board dentro do meu case. E espaço destinado para colocar o pedal wah, à direita!
 A primeira versão da pedaleira, com medidas mais compactas e numa capacidade bem econômica.
Resolvi colocar velcro no topo, mas cobrindo cada espaço, sem sobras. Desta forma, posso posicionar qualquer pedal do jeito que quero.
Visual definitivo com os pedais, acomodados na parte inferior do case de pedais, a tampa é removível.
Digital Delay, Digital Pitch Shifter, Chorus Ensemble, Phaser, 2 pedais da Tom Tone, Morpheus, Wah Wah Bad Horsie e afinador da Korg Pitchblack. E um footswitch artesanal.
Logo depois, resolvi fazer uma pedaleira 30 x 60 - maior que a primeira versão. E sem auxílio do gabarito ou da tupia, simplesmente cortei as ripas nas medidas que escolhi e apenas as parafusei nas bases inferiores (3). Essas bases inferiores são em formato de triângulo Retângulo para deixar o BOARD inclinado. Não as cortei com muita inclinação, é coisa bem sutil!
Placa de MDF de 5 mm, fina e sem acabamento. Os pés são de marupá (sobras de madeira) da escola de Luthieria. E comprei uma dúzia de parafusos para madeira.
Os cortes foram feitos com uma serra de fita e acertei cada tira com uma desempenadeira. O acabamento final foi realizado com uma lixadeira de rolo e manualmente: com lixas de massa 120 e 220. Em lojas especializadas, você poderá comprar as tiras pré cortadas - mediante serviço de corte.
Para acabamento, algo bem simples: latinha spray de Colorgin na cor Preta Fosca. Limpe o BOARD, agite bem a latinha e aplique tudo de maneira bem uniforme!
Só precisei de duas aplicações e tempo bem curto de espera!
Acabamento com Colorgin!
 Olha que o visual ficou BEM razoável....Colorgin seca rápido e a opção de cores é imensa!
Aqui a colocação dos velcros na parte superior. Ai sim...o visual fica muito bom!
Coloquei uma fita gaffer amarela para melhor visualização no escuro, mas a idéia é colocar LEDs dentro da pedaleira. Justamente no vão interno. A régua de AC idem, será posicionada dentro também!
 Uma prova da pedaleira com alguns pedais....só para ter idéia do espaço disponível e do visual!
 A pedaleira nova dentro do case de pedais. Simples e prático.
Não tenho intenção de comercializar esse(s) BOARD(s). Fiz para mim de maneira bem simples e rápida, apenas para não ter que esperar. Os fabricantes que conversei foram bastante solícitos mas não sou propriamente um profissional considerado prioritário...a ponto, das mesmas empresas pararem sua produção para me atender. E isso nem teria sentido, não pediria nada assim. 
Justamente para não atrapalhar e mudar qualquer tipo de procedimento de produção (com relação as medidas), resolvi fazer por conta própria. 
É um BOARD 777% handmade e nem possui sofisticação para competir com os produtos de muitas empresas. Mas atendeu as minhas expectativas!
Sobre a Colorgin: http://www.colorgin.com.br/


1 comment:

  1. Olá... vi o tópico somente agora.. e gostei muito do resultado.. qual foi a medida das "ripas" da parte superior que vc fez?

    ReplyDelete