Monday, August 19, 2013

JOE BONAMASSA BRAZIL TOUR 2013 - HSBC HALL

Nessa excursão, Bonamassa está com uma agência especializada em concertos e tours. A produção está maior e os cuidados e incrementos aumentaram. A carreira de Joe vai muito bem! A transição do guitarrista para o “mainstrean” é seguramente certa. Eu acredito que a transição já se deu. Bonamassa é a “palheta” da vez! E não é qualquer mortal que pode se dar ao luxo de ter um técnico de guitarra como Mike Hickey: guitarrista de mão cheia, que já tocou com Hall & Oates, Carcass, Venon e foi baixista da banda CATHEDRAL. Sim... e a propósito: ele também é um ótimo guitartech! Conversei com Mike nos bastidores e descobrimos alguns amigos em comum: Joe Hasselvander (Raven) e Gary Isom (Pentagram). E outra coisa muito em comum: guitarras modificadas e ferramentas inventadas por nós mesmos. Mike gentilmente me deixou tirar as fotos do equipamento. Montei o guitarboat do Bonamassa e deixei os gabinetes e cabeçotes Marshall na posição correta. Mike agradeceu e me deu algumas palhetas. Desta feita, Bonamassa não trouxe os painéis de acrílico que costuma colocar na frente das caixas. Minha simples indagação sobre os painéis causou espanto em Mike. Algo como “você fez a lição de casa, mas nós não trouxemos os painéis”. Joe usou quatro cabeças Marshall JCM 2000 DSL. Três cabeçotes são ativos e a quarta cabeça é o backup em situações de emergência. Mantivemos duas unidades JCM 2000 TSL dentro dos cases para eventualidades, mas ambos os equipamentos nem saíram do casulo. 
AMPS
Todos os cabeçotes são timbrados no canal limpo. Os pedais Dual Reverb, o Flanger da MXR e o Digital Delay da Boss, seguem o caminho do loop de dois dos cabeçotes. Os cabos entram no send/return do amp principal e uma extensão (do return do amp principal) segue para outro cabeçote, apenas no return. Ou seja, o cabo do return é um “Split” para alimentar dois return(s). A pedaleira de Joe é simples: Dunlop Wah signature, Tube Screamer TS808, Fuzz Face...o trio no input do canal limpo.
No loop: Flanger MXR, Dual Reverb e Boss DD7 Digital Delay.
Quanto as guitarras: ele trouxe a LP Gary Rossignton Signature serial: GR008, a Custom Shop Les Paul Sunburst Cherryburst com Bigsby serial CC 03A 116, uma LP Custom Shop Tobacco Sunburst modificada pela Historic Makeovers (da Flórida) serial 9 3958 e reedição da LP59 e a Music Man de dois braços e três violões Gibson Songwriter Deluxe EC Studio, em 3 acabamentos distintos.
GUITARBOAT do BONAMASSA
 GUITARBOAT no BACKSTAGE
 MUSIC MAN DOUBLE NECK
Quanto a banda: Derek Sherinian, ex tecladista do Dream Theater e Black Country Communion, utilizou um velho Hammond com 2 caixas Leslie, Mellotron e dois teclados sintetizadores. 
DEREK´S GEAR
O baixista Carmine Rojas trouxe dois instrumentos da XOTIC custom shop. 
CARMINE ROJAS GEAR
E o baterista Tal Bergman (Billy Idol, Rod Stewart, Simple Minds e outros), usou um kit Sonor alugado com ferragens que levamos.
T. Bergman e o drumtech na passagem de som.
SOUNDCHECK
SOUNDCHECK ACOUSTIC
 SET LIST
 SHOWTIME
 SHOWTIME
 GIFT FROM BONAMASSA - depois do Bis...ele me deu essa palheta no caminho do camarim...
MINHA ESTAÇÃO DE TRABALHO
O show? Vejam esse review feito pela Adriana Camargo:
De minha parte....foi um show energético com direito a muitos improvisos, porém...Joe não apresentou muitas surpresas. Para muitos que esperavam um set acústico...foram surpreendidos com um set elétrico. E para quem imaginou um show mais convencional, se surpreendeu com o início acústico. 
Tecnicamente, um show impecável. Certamente, 2014...ele volta. Bonamassa sabe colocar a mão na massa quando a temática é blues rock! Sim, ele volta!

No comments:

Post a Comment